quarta-feira, janeiro 22, 2014

A Bíblia em um ano - Êxodo 4-6 / Mateus 14:22-36 - 22/01/14


A Bíblia em um ano: 



Êxodo 4-6
Capítulo 4 
 1 Moisés respondeu: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: “O Senhor não lhe apareceu”?”
 2 Então o Senhor lhe perguntou: “Que é isso em sua mão?” “Uma vara”, respondeu ele.
 3 Disse o Senhor: “Jogue-a ao chão”. Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela,
 4 mas o Senhor lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão, pegou a ser­pente e esta se transformou numa vara em sua mão.
 5 E disse o Senhor: “Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você”.
 6 Disse-lhe mais o Senhor: “Coloque a mão no peito”. Moisés obedeceu e, quando a retirou, ela estava leprosa[6]; parecia neve. 
[6] O termo hebraico não se refere somente à lepra, mas também a diversas doenças da pele.
 7 Ordenou-lhe depois: “Agora, coloque de novo a mão no peito”. Moisés tornou a pôr a mão no peito e, quando a tirou, ela estava nova­mente como o restante da sua pele.
 8 Prosseguiu o Senhor: Se eles não acreditarem em você nem derem atenção ao primeiro sinal milagroso, acreditarão no se­gundo.
 9 E se ainda assim não acreditarem nestes dois sinais nem lhe derem ouvidos, tire um pou­co de água do Nilo e derrame-a em terra seca. Quando você derramar essa água em terra seca ela se transformará em sangue.
 10 Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!”
 11 Disse-lhe o Senhor: Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?
 12 Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer.
 13 Respondeu-lhe, porém, Moisés: “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”.
 14 Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vin­do ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo.
 15 Você falará com ele e lhe dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer.
 16 Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo.
 17 E leve na mão esta vara; com ela você fará os sinais milagrosos.
 18 Depois Moisés voltou a Jetro, seu sogro, e lhe disse: “Preciso voltar ao Egito para ver se meus parentes ainda vivem”. Jetro lhe respondeu: “Vá em paz!”
 19 Ora, o Senhor tinha dito a Moisés, em Midiã: “Volte ao Egito, pois já morreram todos os que procuravam matá-lo”.
 20 Então Moi­sés levou sua mulher e seus filhos montados num jumento e partiu de volta ao Egito. Levava na mão a vara de Deus.
 21 Disse mais o Senhor a Moisés: Quan­do você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar. Mas eu vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir.
 22 Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho,
 23 e eu já lhe disse que deixe o meu filho ir para prestar-me culto. Mas você não quis deixá-lo ir; por isso matarei o seu primeiro filho!
 24 Numa hospedaria ao longo do cami­nho, o Senhor foi ao encontro de Moisés[7] e procurou matá-lo. 
[7] Ou do filho de Moisés
 25 Mas Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e tocou os pés de Moisés[8]. E disse: “Você é para mim um marido de sangue!” 
[8] Hebraico: pés dele. Possível eufemismo para os órgãos genitais.
 26 Ela disse “mari­do de sangue”, referindo-se à circuncisão. Nes­sa ocasião o Senhor o deixou.
 27 Então o Senhor disse a Arão: “Vá ao deserto encontrar-se com Moisés”. Ele foi, encontrou-se com Moisés no monte de Deus, e o saudou com um beijo.
 28 Moisés contou a Arão tudo o que o Senhor lhe tinha mandado dizer, e também falou-lhe de todos os sinais milagrosos que lhe havia ordenado realizar.
 29 Assim Moisés e Arão foram e reuni­ram todas as autoridades dos israelitas,
 30 e Arão lhes contou tudo o que o Senhor dissera a Moi­sés. Em seguida Moisés também realizou os sinais diante do povo,
 31 e eles creram. Quando o povo soube que o ­Senhordecidira vir em seu auxílio, tendo visto a sua opressão, curvou-se em adoração.
Capítulo 5 
 1 Depois disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto””.
 2 O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.
 3 Eles insistiram: “O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro. Agora, permite-nos caminhar três dias no deserto, para oferecer sacri­fícios ao Senhor, o nosso Deus; caso contrário, ele nos atingirá com pragas ou com a espada”.
 4 Mas o rei do Egito respondeu: “Moisés e Arão, por que vocês estão fazendo o povo interromper suas tarefas? Voltem ao trabalho!”
 5 E acrescentou: “Essa gente já é tão numerosa, e vocês ainda os fazem parar de trabalhar!”
 6 No mesmo dia o faraó deu a seguinte ordem aos feitores e capatazes responsáveis pelo povo:
 7 Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha!
 8 Mas exijam que conti­nuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: “Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus”.
 9 Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não dêem atenção a mentiras.
 10 Os feitores e os capatazes foram dizer ao povo: Assim diz o faraó: “Já não lhes darei palha.
 11 Saiam e recolham-na onde puderem achá-la, pois o trabalho de vocês em nada será reduzido”.
 12 O povo, então, espalhou-se por todo o Egito, a fim de ajuntar restolho em lugar da palha.
 13 Enquanto isso, os feitores os pressionavam, dizendo: “Completem a mesma tarefa diária que lhes foi exigida quando tinham pa­lha”.
 14 Os capatazes israelitas indicados pelos feitores do faraó eram espancados e interroga­dos: “Por que não completaram ontem e hoje a mesma cota de tijolos dos dias anteriores?”
 15 Então os capatazes israelitas foram apelar para o faraó: Por que tratas os teus ser­vos dessa maneira?
 16 Nós, teus servos, não recebemos palha, e, contudo, nos dizem: “Façam tijolos!” Os teus servos têm sido espancados, mas a culpa é do teu próprio povo[9]. 
[9] Ou a culpa é tua; ou ainda tu estás pecando contra o teu próprio povo
 17 Respondeu o faraó: Preguiçosos é o que vocês são! Preguiçosos! Por isso andam dizendo: “Iremos oferecer sacrifícios ao Senhor”.
 18 Agora, voltem ao trabalho. Vocês não receberão palha alguma! Continuem a produzir a cota integral de tijolos!
 19 Os capatazes israelitas se viram em dificuldade quando lhes disseram que não poderiam reduzir a quantidade de tijolos exigida a cada dia.
 20 Ao saírem da presença do faraó, encontraram-se com Moisés e Arão, que estavam à espera deles,
 21 e lhes disseram: “O Senhor os examine e os julgue! Vocês atraíram o ódio[10] do faraó e dos seus conselheiros sobre nós, e lhes puseram nas mãos uma espada para que nos matem”. 
[10] Hebraico: transformaram-nos em mau cheiro para o.
 22 Moisés voltou-se para o Senhor e perguntou: Senhor, por que maltrataste este povo? Afinal, por que me enviaste?
 23 Desde que me dirigi ao faraó para falar em teu nome, ele tem maltratado este povo, e tu de modo algum libertaste o teu povo!
Capítulo 6 
 1 Então o Senhor disse a Moisés: “Agora você verá o que farei ao faraó: Por minha mão poderosa, ele os deixará ir; por minha mão poderosa, ele os expulsará do seu país”.
 2 Disse Deus ainda a Moisés: Eu sou o Senhor.
 3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus todo-poderoso[11], mas pelo meu nome, o Senhor [12], não me revelei a eles[13]. 
[11] Hebraico: El-Shaddai. 
[12] Hebraico: YHWH. O termo assemelha-se à expressão Eu sou em hebraico. 
[13] Ou não fui conhecido por eles
 4 Depois estabeleci com eles a minha aliança para dar-lhes a terra de Canaã, terra onde viveram como estrangeiros.
 5 E agora ouvi o lamento dos israelitas, a quem os egípcios mantêm escravos, e lembrei-me da minha aliança.
 6 Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.
 7 Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios.
 8 E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor.
 9 Moisés declarou isso aos israelitas, mas eles não lhe deram ouvidos, por causa da angústia e da cruel escravidão que sofriam.
 10 Então o Senhor ordenou a Moisés:
 11 “Vá dizer ao faraó, rei do Egito, que deixe os israelitas saírem do país”.
 12 Moisés, porém, disse na presença do Senhor: “Se os israelitas não me dão ouvidos, como me ouvirá o faraó? Ainda mais que não tenho facilidade para falar[14]!” 
[14] Hebraico: Eu sou incircunciso de lábios; também no versículo 30.
 13 Mas o Senhor ordenou a Moisés e a Arão que dissessem aos israelitas e ao faraó, rei do Egito, que tinham ordem para tirar do Egito os israelitas.
 14 Estes foram os chefes das famílias israelitas: Os filhos de Rúben, filho mais velho de Israel, foram: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi. Esses foram os clãs de Rúben.
 15 Os filhos de Simeão foram: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia. Esses foram os clãs de Simeão.
 16 Estes são os nomes dos filhos de Levi, por ordem de nascimento: Gérson, Coate e Merari. Levi viveu cento e trinta e sete anos.
 17 Os filhos de Gérson, conforme seus clãs, foram Libni e Simei.
 18 Os filhos de Coate foram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. Coate viveu cento e trinta e três anos.
 19 Os filhos de Merari foram Mali e Musi. Esses foram os clãs de Levi, por ordem de nascimento.
 20 Anrão tomou por mulher sua tia Joque­bede, que lhe deu à luz Arão e Moisés. Anrão viveu cento e trinta e sete anos.
 21 Os filhos de Isar foram Corá, Nefegue e Zicri.
 22 Os filhos de Uziel foram Misael, Elzafã e Sitri.
 23 Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naassom, e ela lhe deu à luz Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
 24 Os filhos de Corá foram Assir, Elcana e Abiasafe. Esses foram os clãs dos coraítas.
 25 Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Futiel, e ela lhe deu à luz Finéias. Esses foram os chefes das famílias dos levitas, conforme seus clãs.
 26 Foi a este Arão e a este Moisés que o Senhor disse: “Tirem os israelitas do Egito, organizados segundo as suas divisões”.
 27 Fo­ram eles, Moisés e Arão, que falaram ao faraó, rei do Egito, a fim de tirarem os israelitas do Egito.
28 Ora, quando o Senhor falou com Moisés no Egito,
 29 disse-lhe: “Eu sou o Senhor. Diga ao faraó, rei do Egito, tudo o que eu lhe disser”.
 30 Moisés, porém, perguntou ao Senhor: “Como o faraó me dará ouvidos, se não tenho facilidade para falar?”

Mateus 14:22-36
Capítulo 14

22 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.
 23 Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,
 24 mas o barco já estava a considerável distância[67] da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. 
[67] Grego: a muitos estádios.
 25 Alta madrugada[68], Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. 
[68] Grego: quarta vigília da noite (entre 3 e 6 horas da manhã).
 26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo.
 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”
 28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”.
 29 “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.
 30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”
31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”
 32 Quando entraram no barco, o vento cessou.
 33 Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.
 34 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré.
 35 Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes.
 36 Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados.

Deixe seu comentário!!!

♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Gostou Curta a página ❀♡==> 


AAAmo Muito Tudo Isso

♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Segue o Blog ❀♡==> 


https://www.aaamomuitotudoisso.blogspot.com.br/

♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Não sabe como seguir o Blog??? ❀♡==>

 (Clique Aqui e aprenda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário