quinta-feira, janeiro 16, 2014

A Bíblia em um ano - Gênesis 39-40 / Mateus 11 - 16/01/14


A Bíblia em um ano: 




Gênesis 39-40
Capítulo 39 
 1 José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.
 2 O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.
 3 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava,
 4 agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.
 5 Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo.
 6 Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência,
 7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: “Venha, deite-se comigo!”
 8 Mas ele se recusou e lhe disse: Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.
 9 Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?
 10 Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
 11 Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava.
 12 Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.
 13 Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão,
 14 chamou os empregados e lhes disse: Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei.
 15 Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa.
 16 Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse à casa.
 17 Então repetiu-lhe a história: Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar.
 18 Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu.
 19 Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: “Foi assim que o seu escravo me tratou”, ficou indignado.
 20 Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão,
 21 mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.
 22 Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia.
 23 O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.


Capítulo 40 
 1 Algum tempo depois, o copeiro e o padeiro do rei do Egito fizeram uma ofensa ao seu senhor, o rei do Egito.
 2 O faraó irou-se com os dois oficiais, o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros,
 3 e mandou prendê-los na casa do capitão da guarda, na prisão em que José estava.
 4 O capitão da guarda os deixou aos cuidados de José, que os servia. Depois de certo tempo,
 5 o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam na prisão, sonharam. Cada um teve um sonho, ambos na mesma noite, e cada sonho tinha a sua própria interpretação.
 6 Quando José foi vê-los na manhã seguinte, notou que estavam abatidos.
 7 Por isso perguntou aos oficiais do faraó, que também estavam presos na casa do seu senhor: “Por que hoje vocês estão com o semblante triste?”
 8 Eles responderam: “Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete”. Disse-lhes José: “Não são de Deus as interpretações? Contem-me os sonhos”.
 9 Então o chefe dos copeiros contou o seu sonho a José: Em meu sonho vi diante de mim uma videira,
 10 com três ramos. Ela brotou, floresceu e deu uvas que amadureciam em cachos.
 11 A taça do faraó estava em minha mão. Peguei as uvas, e as espremi na taça do faraó, e a entreguei em sua mão.
 12 Disse-lhe José: Esta é a interpretação: os três ramos são três dias.
 13 Dentro de três dias o faraó vai exaltá-lo e restaurá-lo à sua posição, e você servirá a taça na mão dele, como costumava fazer quando era seu copeiro.
 14 Quando tudo estiver indo bem com você, lembre-se de mim e seja bondoso comigo; fale de mim ao faraó e tire-me desta prisão,
 15 pois fui trazido à força da terra dos hebreus, e também aqui nada fiz para ser jogado neste calabouço.
 16 Ouvindo o chefe dos padeiros essa interpretação favorável, disse a José: Eu também tive um sonho: sobre a minha cabeça havia três cestas de pão branco.
 17 Na cesta de cima havia todo tipo de pães e doces que o faraó aprecia, mas as aves vinham comer da cesta que eu trazia na cabeça.
 18 E disse José: Esta é a interpretação: as três cestas são três dias.
 19 Dentro de três dias o faraó vai decapitá-lo e pendurá-lo numa árvore[137]. E as aves comerão a sua carne. 
[137] Ou empalar você numa estaca
 20 Três dias depois era o aniversário do faraó, e ele ofereceu um banquete a todos os seus conselheiros. Na presença deles reapresentou o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros;
 21 restaurou à sua posição o chefe dos copeiros, de modo que ele voltou a ser aquele que servia a taça do faraó,
 22 mas ao chefe dos padeiros mandou enforcar[138], como José lhes dissera em sua interpretação. 
[138] Ou empalar
 23 O chefe dos copeiros, porém, não se lembrou de José; ao contrário, esqueceu-se dele.

Mateus 11
Capítulo 11 
 1 Quando acabou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galiléia[51]. 
[51] Grego: cidades deles.
 2 João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:
 3 “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?”
 4 Jesus respondeu: Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:
 5 os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos[52] são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres; 
[52] O termo grego não se refere somente à lepra, mas também a diversas doenças da pele.
 6 e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa.
 7 Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
 8 Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.
 9 Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta.
 10 Este é aquele a respeito de quem está escrito: “Enviarei o meu mensageiroà tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti”[53]. 
[53] Ml 3.1
 11 Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
 12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.
 13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.
 14 E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.
 15 Aquele que tem ouvidos, ouça!
 16 A que posso comparar esta geração? São como crianças que ficam sentadas nas praças e gritam umas às outras:
 17 “Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não se entristeceram”.
 18 Pois veio João, que jejua e não bebe vinho[54], e dizem: “Ele tem demônio”. 
[54] Grego: não comendo, nem bebendo.
 19 Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: “Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores”. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham.
 20 Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.
 21 Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.
 22 Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês.
 23 E você, Cafarnaum, será elevada até ao céu? Não, você descerá até o Hades[55]! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. 
[55] Essa palavra pode ser traduzida por inferno, sepulcro, morte ou profundezas.
 24 Mas eu lhe afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você.
 25 Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.
 26 Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.
 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.
 28 Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Deixe seu comentário!!!
♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Gostou Curta a página ❀♡==> 


AAAmo Muito Tudo Isso

♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Segue o Blog ❀♡==> 


https://www.aaamomuitotudoisso.blogspot.com.br/

♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Não sabe como seguir o Blog??? ❀♡==>

 (Clique Aqui e aprenda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário